Compreendendo Informações WHOIS

A busca Whois é uma consulta para obter informações sobre qualquer nome de domínio que foi registrado. Essa informação é necessária para ser publicada pelo NIC e Registradores, sob o seu contrato ICANN.

Termos que você deverá conhecer:

  • ICANN é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo a gestão técnica de nomes de domínio e seus endereços IP. A ICANN obriga que as informações para cada domínio tenham de ser disponibilizadas através de uma pesquisa WHOIS.
  • O NIC é uma organização que gerencia o registro de nomes de domínio pelos quais é responsável e controla as políticas de registro de nomes de domínio. A maioria dos NIC não vendem domínios diretamente aos clientes finais.
  • O Registrador é uma organização que vende nomes de domínio em nome do NIC e precisa de ser credenciada pela ICANN.
  • O Registrante é Você, o cliente, um indivíduo ou organização que registra um nome de domínio.

Sempre que um cliente registra um nome de domínio, ele concorda em publicar os contatos válidos para seu domínio. Esta informação pode ser armazenada em cache por fornecedores de informação Whois terceiros, como who.is, whois.com, port43whois.com, e são disponibilizados para acesso público.

Que informação é visível através de uma Busca WHOIS?

Um resultado de busca WHOIS mostrará quatro tipos de informações de contato. Registrante, Administrativo, Faturamento e Técnico. Cada TLD-Top Level Domain (.COM .IN .ORG etc) tem o seu próprio conjunto de políticas. Você poderá não encontrar todos os TLDs com todos os 4 tipos de contatos. O motivo desta informação ser publicada é conhecer o proprietário do website (Registrante), juntamente com o Registrador, a Data de registro e de expiração, o processo de transferência de domínio e os dados DNS. O registrador precisa acompanhar o registrante para manter a exatidão dos dados WHOIS para o nome de domínio ou quaisquer reclamações que forem relatadas contra o domínio pela ICANN.

Para ocultar os dados Whois você pode optar pela proteção de privacidade para as extensões de domínio (TLDs) que oferecem esse serviço.
*Nota – Algumas extensões de domínio (TLDs) não suportam a Proteção de Privacidade devido às restrições impostas pelo NIC.